4º Simulado de Humanas

4º-Simulado

Questão 1

Leia, atentamente, o texto a seguir:

O Brasil é formado por muitas cores, vindas de quase todas as regiões do mundo. Essa combinação de diferentes povos e culturas é, sem dúvida, uma característica da população brasileira.

Mas, se essa diversidade é uma riqueza, por que ainda persistem desigualdades nas oportunidades? (...)

O racismo (...) compromete o direito de aprender. Uma criança indígena tem quase três vezes mais chance de estar fora da escola do que uma criança branca. Da mesma forma, do total de 530 mil crianças de sete a 14 anos que não estudam, 62% são negras (Pnad, 2009).

Na adolescência, encontramos uma das faces mais cruéis do impacto do racismo. O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) mostrou que um adolescente negro que vive nas cidades com mais de 100 mil habitantes tem 2,6 vezes mais risco de morrer vítima de homicídio do que um branco. (...)

A análise segundo a cor de pele confirma a desigualdade socioeconômica e revela uma profunda desigualdade racial. Entre as crianças brancas, a pobreza atinge 32,9%; entre as crianças negras, 56%.

Fonte: POIRIER, Marie-Pierre. Por uma infância sem racismo. Disponível em: < http://www.generoracaetnia.or g.br/pt/noticias/artigos/item/381-por-uma-inf%C3%A2ncia-sem-racismo.html >. Acesso em: nov. 2011.

Considerando os dados informados no texto, conclui-se que o racismo se manifesta no Brasil contemporâneo por meio

A – Da perseguição aberta.

B – Do genocídio e do extermínio cultural.

C – Da construção de estereótipos contra os negros.

D – Do confinamento em guetos dos grupos vitimados.

E – Da disputa por recursos e por melhores condições de existência.

Questão 2

Leia o texto a seguir:

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou constitucional um conjunto de programas de ação afirmativa no sistema universitário terá a médio prazo enorme impacto sobre a própria estrutura da sociedade. A escravidão e a omissão republicana em enfrentar a questão racial criaram fortes e perversas distorções na forma como brancos e negros se beneficiaram do processo de desenvolvimento da sociedade brasileira.

Fonte: VILHENA, Oscar. Cotas raciais para acesso a universidades públicas. 29 maio 2012. Disponível em: < http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cotas-raciais-para-acesso-a-universidades-publicas,879207,0.htm > Acesso em: out. 2013.

Por meio da análise do texto lido, constata-se que o papel da justiça, pela via das políticas afirmativas, é importante pelo seguinte motivo:

A – O poder judiciário do País conserta um problema do executivo republicano.

B – A luta do movimento social negro é limitado à questão identitária simbólica.

C – O preconceito de raça e étnico no Brasil persiste no sistema legal republicano.

D – A questão de disputa das ações afirmativas culmina na conquista da legislação.

E – O instrumento das cotas conquistado constitui um caminho na diminuição de desigualdades.

Questão 3

Leia os trechos a seguir:

Trecho 1

A extrema diversidade das sociedades humanas raramente apareceu aos homens como um fato, e sim como uma aberração exigindo uma justificação. Essa atitude, que consiste em expulsar da cultura, isto é, para a natureza todos aqueles que não participam da faixa de humanidade à qual pertencemos e com a qual nos identificamos, é a mais característica dos ‘selvagens’. Assim, não acreditando em Deus, não tendo alma, não tendo acesso à linguagem, sendo assustadoramente feio e alimentando-se como um animal, o selvagem é apreendido nos modos de um bestiário.

Trecho 2

A figura de uma natureza má na qual vegeta um selvagem embrutecido é eminentemente suscetível de se transformar em seu oposto: a da boa natureza dispensando suas benfeitorias a um selvagem feliz. Os termos da atribuição permanecem, como veremos, rigorosamente idênticos, da mesma forma que o par constituído pelo sujeito do discurso (o civilizado) e seu objeto (o natural).

Fonte: LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. SP: Brasiliense, 1991. p.27-28; 31-32.

O debate entre natureza e cultura tomou direções controversas na história do pensamento. No contexto apresentado, o debate entre o selvagem e o civilizado relaciona-se à ideia de que

A – A civilização é positiva enquanto o estado de natureza é negativo.

B – As concepções de civilização e natureza independem da cultura humana.

C – Os civilizados são superiores em relação aos que se encontram no estado de natureza.

D – Os que se encontram em estado de natureza são superiores em relação aos civilizados.

E – As concepções de civilização e o estado de natureza humanos são culturalmente variáveis.

Questão 4

Leia, com atenção, um fragmento sobre o cotidiano das fábricas brasileiras, no início do século XX, mostrado a seguir:

A tecelagem é numa sala com 4 janelas e 150 operários. (...) E há muito pior. O armazém da fábrica leva mais caro ainda do que fora, e desconta no salário a despesa feita durante o mês! Às vezes o salário fica lá todo! Se por isso o operário precisa de dinheiro para pagar a casa, a fábrica empresta-lhe, ficando com um crédito sobre o futuro salário. (...) Ao mesmo tempo, os patrões defendem-se com a mentira.

Fonte: Jornal A Terra Livre, São Paulo, 24 mar.1906. In: CARONE, Edgard. Movimento Operário no Brasil (1877-1944). 2ª ed. São Paulo: Ed. Difel, 1984. p. 52.

No contexto histórico do início da industrialização brasileira, a prática adotada pelos proprietários, dessa fábrica, revela uma estratégia para

A - Elevar os lucros da empresa.

B - Acelerar o ritmo da produção.

C - Ampliar a jornada de trabalho.

D - Escapar da legislação trabalhista.

E - Aumentar o controle sobre o operário.

Questão 5

É como se a cidade fosse um imenso alfabeto com o qual se montam e desmontam palavras e frases. É esse aspecto que permite que o próprio espaço da cidade se encarregue de contar a sua história. A consciência disso leva, hoje, a que se fale muito em preservação de bens arquitetônicos, isto é, a não-demolição de construções antigas. Trata-se de impedir que esses textos sejam apagados.

Para muitos estudiosos, é fundamental a preservação de bens arquitetônicos para a memória das sociedades.

Um dos argumentos desses estudiosos na defesa de preservação desses espaços é a necessidade de

A - Testemunho das mudanças no espaço durante a pré-história.

B - Resgate dos valores morais e culturais das civilizações que viveram nesses espaços.

C - Registro material da cultura, da expressão artística de um povo em época e lugar determinados.

D - Aproveitamento econômico das formas arquitetônicas para empreendimentos imobiliários futuros.

E - Representação visual de características de ordem social, cultural e econômica, de espaços em tempos simultâneos.

Questão 6

No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. (...) Um mercado global utilizando esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. Isso poderia ser diferente se seu uso político fosse outro.

Fonte: SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2000.

Com base no texto citado, o papel desempenhado pelas técnicas na organização da vida social tem como consequência

A – O fim dos Estados nacionais.

B – O rompimento com a necessidade de luta pela terra.

C – A distribuição igualitária dos bens da indústria de consumo.

D – A promoção de desenvolvimento econômico com o aumento do volume produtivo.

E – A ineficácia na garantia de atendimento das necessidades básicas das populações.

Questão 7

O desastre na usina nuclear de Fukushima Daiichi no nordeste do Japão chamou mais uma vez a atenção sobre a segurança da energia nuclear. (...)

Antes de acontecer o desastre japonês, a energia nuclear parecia prestes a um renascimento cauteloso. O setor é responsável por perto de 14% da geração global de energia. Suas principais vantagens são que esse tipo de usina possibilita uma energia mais barata quando estão construídas e funcionando (tirando os altos custos iniciais) e não produz emissões de carbono. (...)

Campanhas antinucleares utilizaram o incidente de Fukushima Daiichi como ilustração dos perigos da energia nuclear. A Alemanha, que possui um movimento ambiental forte, respondeu ao desastre no Japão suspendendo prontamente a operação de sete reatores. (...) Isso suscita questões sobre a habilidade futura do país para alcançar as metas da União Européia de emissão de carbono. (...)

Fonte: Perspectivas nucleares após desastre em Fukushima. Carta Capital. Disponível em: < http://www.cartacapital.com.br/internacional/perspectivas-nucleares-apos-desastre-em-fukushima/ >. Acesso em: dez. 2011.

Tendo em vista os diversos interesses relacionados à questão energética e ambiental, ao descartar a possibilidade de ampliar a utilização da energia nuclear, a Alemanha, para cumprir as metas do Protocolo de Kyoto, deve

A - Reduzir o uso de energia eólica.

B - Aumentar o uso de combustível fóssil.

C - Desativar as usinas hidrelétricas do país.

D - Ampliar a utilização de energias renováveis.

E - Investir na energia derivada do carvão mineral.

Questão 8

Segundo Karl Marx, uma das principais características da ideologia é transformar as diferenças de ordem histórico-social em diferenças de ordem natural. Contudo, para Marx, é somente em sociedade que a natureza passa a existir como elemento vital da realidade humana. Na época do Brasil colônia, tentou-se legitimar a escravidão dos negros com base em argumentos de caráter ideológico.

Considerando o conceito de ideologia em Marx, tal como ele foi caracterizado anteriormente, a opção que apresenta um desses argumentos é:

A – Os negros eram mais fortes que os índios.

B – Os índios adoeciam mais do que os negros.

C – Os índios resistiram, fisicamente, ao colonizador.

D – Os índios pertenciam a uma raça inferior aos negros.

E – Os negros pertenciam a uma raça inferior aos brancos.

Questão 9

Em quase todas as culturas ameríndias, o shamán ou feiticeiro é tido como capaz de se comunicar com os seres animais e sobrenaturais. Em mitos ameríndios, encontramos a ideia de que os animais eram, no início dos tempos, humanos e que foram-se afastando dessa cultura comum.

Levando em conta essa breve descrição de algumas ideias centrais de culturas ameríndias, conclui-se que

A – Os mitos indígenas constituem uma visão fantasiosa e incorreta da realidade, incompatível com a visão científica e tecnológica do mundo ocidental.

B – Os feiticeiros indígenas são protótipos ou ancestrais dos nossos biólogos e padres, uma vez que estes lidam, respectivamente, com os animais e o sobrenatural.

C – As distinções entre humano e não-humano para os indígenas, em geral, não correspondem às distinções entre cultura, natureza e sobrenatural das culturas ocidentais.

D – As culturas indígenas são superiores às culturas ocidentais, na medida em que desrespeitam os animais e negam a indiscutível importância do sobrenatural em nossas vidas.

E – A superioridade das culturas primitivas sobre a civilização ocidental é decorrência da capacidade que as primeiras tiveram para se distanciarem de mitos antropomórficos.

Questão 10

Alguns teóricos entendem a inclusão social como uma forma de a sociedade se adaptar para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais, para que essas pessoas se preparem para assumir seus papéis na sociedade. Para esses teóricos, a sociedade precisa ser modificada para tornar-se um organismo capaz de atender as necessidades de seus membros, seus problemas e soluções.

A partir das ideias do texto, uma ação de transformação para a inclusão social é identificada em:

A – Atendimento médico-hospitalar em unidades públicas.

B – Políticas de vacinação infantil de massa em todo país.

C – Abertura de escolas e de cursos profissionalizantes públicos.

D – Definição do valor das cestas básicas para as regiões do país.

E – Formação de profissionais especialistas voltados para a terceira idade.

Questão 11

O fato assim cientificamente comprovado da inexistência das “raças” deve ser absorvido pela sociedade e incorporado às suas convicções e atitudes morais. (...) Temos de assimilar a noção de que a única divisão biologicamente coerente da espécie humana é em bilhões de indivíduos, e não em um punhado de “raças”.

A ideia de raça apresentada no texto se caracteriza por ser

A - Uma classificação da matriz cultural de grupos minoritários.

B - Um traço próprio da cultura brasileira que não se encontra em outras culturas.

C - Uma diferença biológica existente entre os homens, proveniente de sua natureza.

D - Uma categoria construída culturalmente para classificar e hierarquizar os indivíduos.

E - Uma forma de identificar a espécie dos indivíduos com base em sua origem biológica.

Questão 12

Tornar visível aquela que fora ocultada foi o grande objetivo das estudiosas feministas dos primeiros tempos. A segregação social e política a que as mulheres foram historicamente conduzidas tivera como consequência a sua ampla invisibilidade como sujeito - inclusive como sujeito da Ciência.

Fonte: LOURO, Guaracira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, Ed. Vozes, 2011.

A desigualdade de gênero é um fato ainda presente na sociedade contemporânea e pode ser percebida por meio da

A – Obtenção de direitos trabalhistas universais.

B – Equiparação do acesso à educação superior.

C – Valorização do trabalho doméstico e das atividades de assistência social.

D – Diminuição dos postos de trabalho ocupados, tradicionalmente, apenas por homens.

E – Diferença salarial persistente entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.

Questão 13

Leia, atentamente, os dois textos a seguir:

Texto I:

A esses homens sérios sirva-lhes de lição o fato de eu estar convencido de que a arte é a tarefa suprema e a atividade propriamente metafísica desta vida (...)

Fonte: NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Texto II:

A inspiração, para qualquer forma de arte, tem um toque mágico porque a criação é absolutamente inexplicável. Não creio que a inspiração venha do sobrenatural. Suponho que emerge do mais profundo "eu" de cada pessoa, das profundezas do inconsciente individual e coletivo (...). O que não deixa de, de certa forma, ser um pouco sobrenatural. Mas acontece que tudo que vive, e que chamamos de "natural" é, em última instância, sobrenatural.

Fonte: LISPECTOR, C. A inspiração é uma espécie de mágica. I Congresso Mundial de Bruxaria.

O texto I, do filósofo Friedrich Nietzsche, e o texto II, da escritora Clarice Lispector, falam, respectivamente, da relação entre a arte e o fazer artístico, bem como do aspecto metafísico (equivalente a além do físico) e sobrenatural (igual a além do natural) da existência.

Sendo assim, pode-se expressar a relação entre esses conceitos e a arte, tal como explorada pelos autores, da seguinte forma:

A – A arte e o fazer artístico são tarefas da vida prática e material, portanto, não podem ser considerados metafísicos nem sobrenaturais.

B – O fazer artístico e a arte são tarefas superiores e mágicas, uma vez que nos são atribuídos pelos deuses, têm um caráter metafísico e sobrenatural.

C – A arte é uma atividade metafísica, sobrenatural e abstrata, uma vez que não pode ser sentida pelos corpos, pela matéria, ficando além do físico e do material.

D – A arte é a tarefa suprema da vida, porque liga o ser humano ao seu eu profundo, ao inconsciente coletivo, aos fundamentos metafísicos e sobrenaturais da existência.

E – O fazer artístico e a arte não são metafísicos nem sobrenaturais, porque ambos são atividades da natureza, superiores ao homem, pertencentes apenas ao mundo físico.

Questão 14

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A ideia (...) é ultrapassar a argumentação simplista do determinismo econômico que faz com que se pense que toda a questão da violência e da criminalidade possa ser explicada apenas pela pobreza e pela desigualdade. (...) Estamos falando apenas que a pobreza só não explica o fenômeno. (...) Ao determinar a pobreza como causa da violência, estamos dando um peso que ela não tem e facilitando a criminalização dos pobres, porque leva à conclusão de que são eles os criminosos. (...)

Fonte: ZALUAR, Alba. Entrevista concedida à Folha de S. Paulo em 2004. Disponível em: < http://atelierdetexto.blogspot.com/2007/10/folha-de-so-paulo-2004-alba-zaluar.html >. Acesso em: jan. 2011.

A partir da charge de Amarildo e da entrevista da antropóloga Alba Zaluar acerca da violência urbana no Brasil, conclui-se que

A - a impunidade é o único motivo da violência urbana no País, como pode-se identificar na charge.

B - as causas da violência podem ser resumidas em ineficiência da repressão policial e desigualdade econômica.

C - o primeiro passo para elaborar políticas públicas eficientes é identificar o conjunto de causas geradoras do fenômeno da violência urbana.

D - a associação entre pobreza e violência é aceitável, levando em conta que, nas comunidades carentes, encontra-se maior número de contraventores e que a maioria dos detentos é pobre.

E - não há motivos para articular a violência urbana no Brasil com a falta de políticas de controle de natalidade, já que, em outras sociedades em que o controle é feito, também há violência.

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