1º Dia de Aulas de Redação

1º-Dia

Redação ENEM 2018

Aula 01

Àqueles que irão fazer a prova do ENEM, a redação é inevitável! Para alguns isso representa uma tremenda sorte, pois devem ter familiaridade com a escrita (o que não garante muita coisa), já para outros, a redação representa um monstro invencível e que dá muito medo. Mas o que quero que todos saibam é que, nem sempre, quem tem maior facilidade para escrever é quem se dá bem, mas sim quem entende o que a banca quer. E, independente de gostar ou não de escrever, aprender as cinco competências já te deixa na frente, isso porque as competências representam aquilo que os corretores buscarão em seu texto. Por isso, acalme-se, um passo por vez, e vamos lá:

Competências

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· A C1 avalia se você domina a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Como regras de acentuação gráfica, regidas pelo atual Acordo Ortográfico, atenção nele, pois já está em vigor e deve ser seguido! Então nada de “idéia”, combinado? Além disso, a cartilha diz que:

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Se possível, revise esses pontos. Vale 200 pontos!

· A C2 confere se você compreendeu a proposta de redação, se não fugiu do tema, se foi fiel à modalidade dissertativo-argumentativo. Assim, falar sobre o que foi pedido e desenvolver uma tese e argumentos consistentes são de extrema importância para conquistar os 200 pontos dessa competência. Além disso, cuidado para não tornar seu texto expositivo, para isso, assuma um ponto de vista(tese) e defenda(argumentos). Ok?! A cartilha recomenda que:clip_image006

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Baseio-me na cartilha do participante de 2017, pois, até a data presente, a de 2018 ainda não foi publicada.

Se possível, revise esses pontos. Vale 200 pontos!

· A C2 confere se você compreendeu a proposta de redação, se não fugiu do tema, se foi fiel à modalidade dissertativo-argumentativo. Assim, falar sobre o que foi pedido e desenvolver uma tese e argumentos consistentes são de extrema importância para conquistar os 200 pontos dessa competência. Além disso, cuidado para não tornar seu texto expositivo, para isso, assuma um ponto de vista(tese) e defenda(argumentos). Ok?! A cartilha recomenda que:

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Na cartilha ainda há uma tabela que merece uma atenção maior:

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· A C3 refere-se à inteligibilidade do seu texto. Um projeto pode está concluído, mas será se apenas isso pode fazer dele um bom projeto? Não. Precisa de uma somatização de fatores. Conforme a cartilha, os aspectos a serem somados na sua redação são:

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Uma estratégia que usei foi em TODO parágrafo (do primeiro ao quarto) fazer alguma contextualização, seja ela filosófica, histórica, musical, sociológica, cultural, etc.

· A C4, também trata da estrutura argumentativa, mas sob luz das marcações textuais. É comum confundir ela com a C3, por isso a cartilha explicita que:

Você viu que as Competências 3 e 4 consideram a construção da argumentação ao longo do texto; porém, elas avaliam aspectos diferentes. Na Competência 3, é avaliada a capacidade de o participante “selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”, ou seja, trata-se da estrutura mais profunda do texto. Já a coesão, avaliada na Competência 4, atua na superfície textual, isto é, ela avalia as marcas linguísticas que ajudam a chegar à compreensão profunda do texto.

Então revise os famosos elementos coesivos, eles ajudam na coerência e na progressão do texto, você ganha em duas competências sem muito esforço investido!

· A C5 possui uma aula só dela!

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A cartilha do participante de 2017, no que se refere à nota zero, diz que:

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Consulte a cartilha inúmeras vezes mencionada aqui, é importante, lá há o que eles querem para sua nota ser 1000. Vai ficar aí perdendo tempo?

Aula 02

Introdução

Ela não é nenhum bicho de sete cabeças, garanto! Entretanto, você deve ter consciência de que, como primeiro fragmento do seu texto, é de suma importância que o sr/sra deixe tudo claro, pois as primeiras impressões são a que ficam! Vamos lá!

Antes de tudo, entenda o que significa INTRODUÇÃO: Resumo inicial daquilo que você irá defender (defender mesmo, lembre-se que a banca espera uma dissertação-argumentativa), portanto, não deve faltar na sua introdução:

Contextualização/Tópico Frasal: É o que deixa o texto “rico”, alusões históricas, filosóficas e sociológicas são primordiais, mas você também pode inovar e contextualizar com um livro, série, filme ou música! Divirta-se construindo seu texto.

Tese: Seria a sua opinião sobre o tema, para facilitar pergunte a si “o que penso sobre o tema?”. Lembre-se de que um período é suficiente, de forma que você insira e deixe claro, TRANSPARENTE, o tema da redação!

Local: Os temas do ENEM, geralmente, trazem a demarcação espacial, o Brasil, por isso, localize já na introdução.

Tempo: Assim como o local, o tempo também deve ser levado em conta, palavras como “atualmente, no século XXI, a contemporaneidade, etc.” são opções para deixar sua introdução com a cara de nota 1000.

Prévia dos argumentos: Imagine que você terá que argumentar em dois parágrafos, será que tem que falar um pouco deles na introdução? Claro! Boa parte da sua redação é composta pelos argumentos, dessa forma a introdução deve prever isso ao leitor. Para isso uso um fragmento fixo a fim de simplificar sua vida.

Exemplo:

Ainda na Antiguidade, o Egito Antigo foi pioneiro no racionamento da água. Entretanto, no Brasil, embora com grande abundância de fontes hídricas, atualmente, a gestão desses recursos tornou-se um desafio. Dessa forma, tal problemática é tangente à negligência pública e à ausência de educação ambiental inserida nos ambientes de socialização.

Reparou na frase “Dessa forma, tal problemática é tangente à/ao” sempre é fixa, pois me ajuda a definir onde começar e terminar a prévia dos meus argumentos. Leve isso para sempre com você, introdução é prévia. ;)

Sua vez:

Tema: A persistência da violência homofóbica na sociedade brasileira atual.

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Tema: A influência da música na vida dos jovens brasileiros

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Tema: A importância das campanhas de doações de sangue no Brasil

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