2º Simulado de Humanas

2º-Simulado

1ª Questão

Em toda a história humana, podem-se notar grandes movimentações de fluxos populacionais. Com o Brasil não foi diferente. Sobre as migrações internas ocorridas em território nacional, principalmente, a partir da década de 1970, percebe-se que:

A) No Brasil, não há registro de êxodo rural.

B) Os estados da região Nordeste atraíram migrantes das regiões Norte e Sudeste durante o ciclo da borracha.

C) O auge do ciclo da borracha levou grande quantidade de seringueiros a se mudarem da região Norte para o Sudeste.

D) Intensificou-se o número de pessoas que migraram do Nordeste para o Sudeste, motivadas pela crescente industrialização da região.

E) É grande, atualmente, a migração da região Sul em direção ao Sudeste, por conta das adversidades climáticas do sul do País.

2ª Questão

A América Latina é hoje o lugar mais estimulante do mundo. Pela primeira vez em 500 anos há movimentos rumo a uma verdadeira independência e separação do mundo imperial. Países que historicamente estiveram separados estão começando a se integrar. Esta integração é um pré-requisito para a independência. Historicamente, os EUA derrubaram um governo após outro; agora já não podem fazê-lo. (Noam Chomsky)

Dentro do contexto de mudanças ao qual o texto se refere, destaca-se:

A) A união dos países latino americanos em um bloco socialista desvinculado do modelo capitalista norte-americano.

B) O desinteresse dos Estados Unidos pelos países da América Latina, retirando suas tropas militares de países como a Colômbia.

C) A privatização das empresas estatais na América Latina, promovendo o desenvolvimento da região e maiores investimentos nas áreas sociais.

D) Um movimento de unificação da América Latina com a formação de instituições que visam a integração dos países como Mercosul, Unasul e Celac.

E) O advento da internet e sua contribuição para a formação de uma identidade genuinamente latino americana desvinculada dos interesses imperialistas.

3ª Questão

A modernização dos transportes, ao final do século XIX, com a instalação e expansão de estradas de ferro, esteve intimamente relacionada ao desenvolvimento econômico do Império, unindo os centros produtores aos portos por onde a produção escoava. A ampliação da malha ferroviária permitiu a circulação mais eficiente e a interiorização da produção:

A) Da indústria no sul.

B) Do café no sudeste.

C) Do algodão no norte.

D) Do artesanato no nordeste.

E) Da mineração no centro-oeste.

4ª Questão

Segundo o Minc, grande parte do carvão vai para siderúrgicas de Minas Gerais e do Espírito Santo, bem como para o polo gesseiro do Nordeste, para o polo de cerâmica e para várias pequenas e médias indústrias que usam lenha e carvão. “Não haverá solução para a defesa da caatinga sem mudar a matriz energética, disse o Minc”.

A mudança da matriz energética, sugerida pelo então ministro do meio ambiente, pode ser entendida como:

A) O fechamento do polo gesseiro e do polo de cerâmicas enquanto não houver mudanças na matriz energética.

B) O não desmatamento da caatinga, buscando lenha e carvão em outros biomas, mesmo que distante desse polos.

C) A troca da utilização da lenha pelo carvão nas indústrias do Nordeste, a fim de evitar o desmatamento nesses polos.

D) A substituição das usinas hidrelétricas brasileiras por usinas movidas a carvão que impactam menos o meio ambiente.

E) Da importância na utilização de matrizes energéticas mais limpas como a eólica e o uso do gás natural a fim de preservar o bioma local.

5ª Questão

O mundo moderno, dominado pela sociedade de consumo, tem na indústria o mais importante dos setores da sua economia: ela provoca o desenvolvimento de atividades que lhe são complementares, como fornecedores de matérias-primas e de energia, fornecendo oportunidade de emprego à mão de obra, forçando a sua qualificação, produzem capitais e estimulam o desenvolvimento do comércio, dos transportes e dos serviços.

A indústria é vital para colocar os países na vanguarda do processo de desenvolvimento econômico. Sobre a evolução da indústria, é correto afirmar:

A) O artesanato que antecedeu à manufatura teve como principal característica um trabalhador altamente especializado.

B) A invenção da máquina a vapor está vinculada à primeira fase da Revolução Industrial, que teve como principal base energética o petróleo.

C) A doutrina liberal predominou na segunda fase da Revolução Industrial, tendo sido implantada, na Inglaterra, pelo seu criador Henry Ford.

D) Os Tigres Asiáticos, países de industrialização tardia, se desenvolveram a partir de uma política agressiva, voltada para o mercado interno.

E) A reengenharia e o just in time são elementos da terceira fase da Revolução Industrial.

6ª Questão

A ordem na Europa moderna foi construída (...) pelo Estado-Nação, e seu poder político se legitimou na produção de uma identidade coletiva que rejeitava costumes regionais, dialetos locais e minorias étnicas. Em uma Europa assim concebida, de nações, Estados e Estados-Nações, os judeus eram praticamente o único grupo que não se enquadrava nesse modelo. Não formavam uma minoria étnica própria a cada Estado nacional, uma vez que estavam espalhados por toda a Europa (...) Eram (...) percebidos como símbolo da incongruência: uma nação não-nacional que lançava uma nódoa na perfeição almejada pelos projetos nacionais. (...)

O processo de organização dos Estados-nacionais envolveu a definição daqueles que fariam ou não parte da nova comunidade política criada, ou seja, quem poderia integrar o povo ou se tornar cidadão daquele novo país. Nesse contexto, a desconfiança para com os judeus fundamentava-se na:

A) Disputa com os cristãos por fiéis.

B) Resistência que demonstravam em relação aos guetos.

C) Recusa dos judeus em querer participar de uma nova nação.

D) Falta de lealdade desse grupo para como o Estado em formação.

E) Constatação de que não se tratava de grupo étnico específico de um Estado nacional.

7ª Questão

(...) A Natureza, que já havia sido reificada e incorporada à vida social, ao longo da história do homem, é apropriada e até mesmo produzida, com o objetivo de valorização monetária de objetos/mercadorias nos mais variados segmentos da produção e dos serviços.

Como, por exemplo, podemos destacar o “RÉVEILLON DA NATUREZA”, festa para a passagem do ano novo 2007/2008, na cidade de Salvador/BA. Segundo o texto de divulgação do evento, “A Natureza, em sua exuberância e diversidade”, abre os caminhos para a chegada de 2008. Senhor do axé e do segredo das folhas, o orixá Ossain regerá a noite do Réveillon e nos convida a zelar pela Terra e pelos seres que nela habitam. HENRIQUE, Wendel.

Considerando-se o texto lido, analise as afirmativas:

I - A natureza é incorporada e produzida como objetos e ideias, transformada em recurso pela valorização do espaço.

II - A natureza adquire valores simbólicos, morais ou estéticos.

III - Busca-se um retorno a uma natureza romântica e primitiva, mas que esconde sob essas ilusões uma natureza tecnificada e acrescida de instrumentos que propiciem conforto individual.

Estão corretas as seguintes afirmativas:

A) I.

B) II.

C) I e II.

D) I e III.

E) I, II e III.

8ª Questão

John Locke, filósofo inglês, afirmou: suponhamos, pois, que a mente é, como dissemos, um papel em branco, desprovida de todos os caracteres, sem quaisquer ideias; como ela é suprida? De onde lhe provém este vasto estoque, que a ativa e que a ilimitada fantasia do homem pintou nela com uma variedade quase infinita? De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento?

O trecho de Locke é característico do pensamento empirista porque:

A) Manifesta que, para chegar ao conhecimento a mente, deve fazer uso da experiência sensível.

B) Declara que sendo as ideias supridas pela própria razão, os sentidos nos levam ao conhecimento.

C) Afirma que nascemos com determinadas ideias e fazemos uso dos sentidos para chegar ao conhecimento.

D) Exprime que a experiência sensível não pode preencher uma mente em branco, esta não pode ser suprida.

E) Demonstra que sendo a mente como um papel em branco, a experiência sensível constrói o conhecimento.

9ª Questão

Leia os textos a seguir:

Texto 1

Meritocracia é um sistema social no qual o sucesso do indivíduo depende principalmente de seu mérito (...). A ideia de meritocracia tem servido como ideologia, baseada no argumento de que a desigualdade social resulta de mérito desigual. JOHNSON, Allan G.

Texto 2

Na sociedade brasileira esperamos sempre que nossas produções individuais sejam avaliadas no contexto em que foram produzidas e cada um de nós atuou. Isso significa que queremos ser analisados dentro da lógica do “eu e as minhas circunstâncias”. O que eu fui capaz de fazer dentro do contexto social em que operei. Se, na sociedade norte-americana, as circunstâncias são invocadas apenas para valorizar o desempenho individual, na sociedade brasileira elas são sempre lembradas para justificar a qualidade do que cada um foi e é capaz de produzir. A consequência disso é que as produções individuais se tornam incomparáveis entre si, pois o produto de cada uma é visto como fruto de condições históricas e subjetivas particulares e únicas, não equivalentes a nenhuma outra, na medida em que, dificilmente, o peso de cada uma das variáveis no desempenho de um indivíduo pode ser medido e, portanto, comparado com o de outro, com as mesmas condições. BARBOSA, Lívia.

Os dois textos enfatizam características diferentes da meritocracia. O primeiro texto, um verbete de dicionário, sintetiza um significado para o conceito. O segundo texto, da autora Lívia Barbosa, fala da especificidade da “meritocracia brasileira”. Portanto, na forma de justificar a avaliação do desempenho de um indivíduo, os textos, respectivamente, dão importância:

A) Ao talento e às habilidades.

B) Ao contexto social e à inteligência.

C) Ao esforço pessoal e ao contexto social.

D) Ao poder econômico e às condições familiares.

E) À origem social e à falta ou presença de oportunidades.

10 ª Questão

Eu não tenho hoje em dia muito orgulho do Tropicalismo. Foi sem dúvida um modo de arrombar a festa, mas arrombar a festa no Brasil é fácil. O Brasil é uma pequena sociedade colonial, muito mesquinha, muito fraca. VELOSO, C.

O movimento tropicalista, consagrador de diversos músicos brasileiros, está relacionado historicamente:

A) À expansão de novas tecnologias de informação, entre as quais, a internet, o que facilitou, imensamente, sua divulgação mundo afora.

B) Ao advento da indústria cultural em associação com um conjunto de reivindicações estéticas e políticas durante os anos 1960.

C) À parceria com a Jovem Guarda, também considerada um movimento nacionalista e de crítica política ao regime militar brasileiro.

D) Ao crescimento do movimento estudantil nos anos 1970, do qual os tropicalistas foram aliados na crítica ao tradicionalismo dos costumes da sociedade brasileira.

E) À identificação estética com a Bossa Nova, pois ambos os movimentos tinham raízes na incorporação de ritmos norte-americanos, como o blues.

11ª Questão

Para nós, fascistas, a vida é um combate contínuo e incessante. O fascismo não é apenas legislador e fundador de instituições; é também educador. Deseja fazer o homem, o caráter, a fé. (...) O princípio essencial da doutrina fascista é a concepção de Estado. Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado. O indivíduo está subordinado às necessidades do Estado e, à medida que a civilização assume formas cada vez mais complexas, a liberdade do indivíduo se restringe cada vez mais. Nós representamos um princípio novo no mundo, representamos a antítese nítida, categórica, definitiva da democracia, da plutocracia, da monarquia, de todo o mundo dos imorais princípios de 1789. MUSSOLINI, Benito.

Considerando o texto, uma característica própria da concepção de Estado pelo fascismo italiano é o:

A) Arianismo.

B) Socialismo.

C) Liberalismo.

D) Comunismo.

E) Totalitarismo.

12ª Questão

Em 1095, o papa Urbano II convocou príncipes e cavaleiros de toda a Europa para libertar a Palestina. Essa primeira cruzada foi a única que efetivamente conquistou Jerusalém e formou ali um reino cristão, embora de duração limitada. A retomada da cidade pelos muçulmanos levou à formação de novas cruzadas, que não alcançaram êxito significativo. O espírito de cruzada viveu até o século XIII, quando perdeu força, sem no entanto desaparecer da mentalidade cristã.

A Primeira Cruzada representou um marco na mentalidade e nas relações de cristãos ocidentais, cristãos orientais e muçulmanos.

Segundo o texto, as cruzadas confirmaram que:

A) Os árabes consolidaram o domínio sobre a Palestina.

B) As elites da época afastavam-se do fanatismo religioso.

C) O papa exercia influência ideológica sobre a cristandade ocidental.

D) Depois de seu fracasso, era inconcebível mantê-la entre os cristãos.

E) Os cristãos ocidentais se impuseram de forma definitiva em Jerusalém.


Envie suas respostas pela parte de contato no rodapé do Blog e não esqueça de informar de qual simulado são as respostas e seu nome!!!