1º Simulado de Humanas

1º-Simulado

1ª Questão

Texto I

À medida que os custos de moradia mais próxima do emprego são proibitivos para determinados segmentos da população, estes procuram se estabelecer em locais mais afastados, porém com boa acessibilidade garantida pelo transporte público.

Fonte: MAGALHÃES, D. J. A. V. de; D'ÁVILA, A. E. C. Migrações dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte visando moradia próxima ao local de trabalho. In: Anais do 10º Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Caxambu: ABEP, 1996. p. 741-770.

Texto II

(...) as pessoas emigraram, certamente empurradas pelo mercado imobiliário, mas retornam diariamente para o trabalho ou qualquer outro motivo, o que só aumenta as interações dentro do espaço metropolitano.

Fonte: BRITO, F. Mobilidade espacial e expansão urbana: o caso da Região Metropolitana de Belo Horizonte. In: Anais do 10º Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Caxambu: ABEP, 1996. p. 771-788.

O tipo de dinâmica espacial ao qual se referem os textos selecionados é

A – Migração sazonal.

B - Metropolização.

C - Migração pendular.

D - Redes de circulação.

E - Desemprego estrutural.

2ª Questão

No mundo dos negócios usa-se a palavra corporação com quase o mesmo sentido de empresa. Contudo, seu significado mais específico envolve a ideia de um grupo de pessoas submetidas às mesmas regras estatutos. Pode-se perceber que corporação é uma palavra que remete à ideia de associação de pessoas em torno de interesses comuns.

Corporativismo é um termo empregado frequentemente pelos cientistas sociais e deriva da palavra corporação. Ao empregá-lo, o pesquisador precisa explicitar o contexto histórico a que se refere, porque corporativismo representou vários conceitos ao longo do tempo.

Levando em conta as variações históricas do conceito corporativismo, NÃO é correto afirmar que:

A - No início do século XX, transformou-se em uma ideologia de extrema-direita e antidemocrática ao se converter em um mecanismo de subordinação e controle repressivo da sociedade pelo Estado.

B - Em meados do século XX, no auge do desenvolvimentismo de JK no Brasil, o corporativismo foi institucionalizado e serviu como instrumento de controle da classe trabalhadora por parte do Estado.

C - No final do século XX, o termo passou a designar as organizações sindicais dos trabalhadores ou empregadores que surgem por iniciativa privada com o objetivo de defender os interesses de seus associados.

D - No período medieval, as corporações eram associações urbanas, compostas por artesãos que exerciam o mesmo tipo de atividade produtiva, e, no âmbito dessas entidades, definiam os preços, a qualidade, a quantidade de mercadorias produzidas e o lucro estimado com as vendas.

E - Na passagem do século XIX para o século XX, passou a ser identificado com uma doutrina política que almejava a organização da sociedade a partir de associações encarregadas de manifestar os interesses econômicos e profissionais de seus membros, amenizando o conflito entre as classes sociais que pudesse colocar a ordem social em risco.

3ª Questão

Do ponto de vista geográfico, a historiografia tende a privilegiar o estudo dos impactos sobre a cidade do Rio de Janeiro, que, com a mudança, assumiu o papel de “Corte” ou sede da coroa.

Essa concentração de enfoques, que nos tem sido ensinada desde os primeiros livros escolares, é compreensível.

Afinal de contas, a “abertura dos portos”, (em 28 de janeiro de 1808), ao acabar com o exclusivo comercial metropolitano, rompeu, de forma irreversível, com um dos pilares fundamentais do sistema colonial e, juntamente com os tratados de 1810, escancarou o Brasil ao predomínio econômico da Inglaterra.

Fonte: MARTINS, Roberto Borges. A transferência da corte portuguesa para o Brasil. Disponível em: < http://www.cedeplar.ufmg.br/seminarios/seminario_diamantina/2008/D08A146.pdf >. Acesso em: maio de 2011.

As grandes transformações às quais se refere o texto, verificadas no Rio de Janeiro do início do século XIX, estão relacionadas ao seguinte fato:

A - A transmigração da corte para o Brasil.

B - A transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.

C - A independência do Brasil, que aboliu o monopólio comercial entre Portugal e sua ex-colônia.

D - O grande aumento da produção de ouro e diamantes, que passaram a ser exportados pelo porto do Rio de Janeiro.

E - Os incentivos financeiros concedidos pela Inglaterra, interessada em expandir suas redes comerciais com o Brasil.

4ª Questão

Alguns que se creem homens de talento não querem saudar a filosofia, nem a dialética, nem aprender a contemplação natural, mas só têm por necessária a fé desnuda, do mesmo modo que, não tendo tido nenhum cuidado com a vinha, quisessem já, desde o princípio, colher uvas. "Vinha" é como é chamado alegoricamente o Senhor (Jó 15,1), cujos frutos se hão de colher na vindima, cuidando e cultivando o campo segundo a razão.

Fonte: ALEXANDRIA, Clemente de. Stromata, livro I, cap. IX. apud FERNANDEZ, C. Los filósofos medievales. Selección de textos. Madrid, BAC, 1979, 61. Disponível em: < www.faje.edu.br/periódicos/index.php/Síntese/article/viewFile/501/924 >. Acesso em: out. 2011.

Clemente de Alexandria, filósofo medieval, nesse trecho, tem a seguinte postura:

A - Nega a filosofia para afirmar a fé cristã.

B - Não nega nem afirma nenhuma relação entre fé e filosofia.

C - Nega a mensagem religiosa do cristianismo para afirmar a filosofia.

D - Afirma a doutrina religiosa do cristianismo, independente da tradição filosófica.

E - Afirma a aproximação da tradição filosófica e da mensagem religiosa do cristianismo.

5ª Questão

1 - “(...) O recurso ao terror por parte de quem já detém o poder dentro do Estado não pode ser arrolado entre as formas de terrorismo político, porque este se qualifica, ao contrário, como o instrumento ao qual recorrem determinados grupos para derrubar um governo acusado de manter-se por meio do terror.”

2 - Em outros casos, "os terroristas combatem contra um Estado de que não fazem parte e não contra um governo (o que faz com que sua ação seja conotada como uma forma de guerra), mesmo quando por sua vez não representam um outro Estado. Sua ação aparece então como irregular, no sentido de que não podem organizar um exército e não conhecem limites territoriais, já que não provêm de um Estado."

Fonte: BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. (Org.). Dicionário de Política. Brasília: Edunb,1986.

De acordo com as duas afirmações, é possível comparar e distinguir os seguintes eventos históricos:

I. Os movimentos guerrilheiros e de libertação nacional realizados em alguns países da África e do sudeste asiático entre as décadas de 1950 e 70 são exemplos do primeiro caso.

II. Os ataques ocorridos na década de 1990, como às embaixadas de Israel, em Buenos Aires, dos EUA, no Quênia e Tanzânia, e ao World Trade Center em 2001, são exemplos do segundo caso.

III. Os movimentos de libertação nacional dos anos 50 a 70 na África e sudeste asiático, e o terrorismo dos anos 90 e 2001 foram ações contra um inimigo invasor e opressor, e são exemplos do primeiro caso.

É correto o que se afirma apenas em:

A - I.

B - II.

C - I e II.

D - I e III.

E - II e III.

6ª Questão

Observe a figura e leia a informação a seguir:

image

Crédito: NASA.
Legenda: Terra, imagem de um dos satélites GOES (Geostationary Operational Environmental Satellite), 1997. Altitude de 35.800 km.
Para registrar, com precisão e facilidade, em intervalos regulares de tempo, a ocorrência de alguns fenômenos que interferem na organização do trabalho ou da vida social, é eficaz a utilização de determinada tecnologia, que vem sendo muito aproveitada pela cartografia.

Associando a figura e a informação, deduz-se que essa tecnologia corresponde, especificamente, ao seguinte recurso:

A - Bússola.

B - Projeção azimutal.

C - Aerofotogrametria.

D - Imagem de satélite.

E - Sistema de informação geográfica.

7ª Questão

E se o castigo for frequente e excessivo, ou se irão embora, fugindo para o mato, ou se matarão por si, como costumam, tomando a respiração ou enforcando-se, ou procurarão tirar a vida aos que lhe dão má, recorrendo, se for necessário, a artes diabólicas, ou clamarão de tal sorte a Deus, que os ouvirá e fará aos senhores o que já fez aos egípcios, quando avexavam com extraordinário trabalho aos hebreus, mandando as pragas terríveis contra suas fazendas e filhos.

Fonte: ANTONIL, João André. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas. Cidade: Editora, 1710.

O fragmento escrito pelo padre Antonil, no início do século XVIII, é uma referência direta:

A – Às formas de resistência dos negros frente à escravidão.

B – À formação de quilombos, onde os escravos se refugiavam.

C – Às práticas de feitiçaria consideradas diabólicas pela Igreja Católica.

D – Aos castigos sofridos pelos negros escravizados por seus senhores.

E – À situação de marginalidade do negro na sociedade colonial escravista.

8ª Questão

O sucesso britânico na economia global da Época Moderna lhe deu trabalho caro e energia barata. Esses preços afetaram a demanda por tecnologia ao fornecerem aos empreendimentos britânicos um incentivo excepcional para inventarem tecnologias que substituíssem trabalho por capital e energia. Os altos salários reais também estimulavam a inovação, pois isso significava que a Grã-Bretanha tinha um maior mercado de massa para produtos de “luxo”.

Fonte: ALLEN, Robert C. The British Industrial Revolution in Global Perspective. Nova York: Cambridge University Press, 2009. P. 137.

Segundo o texto, uma das pré-condições para a Inglaterra realizar a Revolução Industrial encontra-se expressa em:

A – Investimento na qualificação do operariado, que aumentou a produtividade.

B – Disponibilidade de matérias-primas estratégicas, o que favoreceu a produção fabril.

C – Ausência de mercados consumidores externos, o que estimulou o mercado interno.

D – Decréscimo da população, o que obrigou a contratação de mão de obra estrangeira.

E – Acúmulo de capital comercial, o que permitiu avanços técnicos nas atividades rurais.

9ª Questão

A renda mineral proveniente dos royalties do petróleo da bacia de Campos é uma oportunidade de aumento de renda durante um período e tempo específico que deveria ser usado para sustentabilidade regional. Não é o que vem ocorrendo. Pelo menos, não no nível apropriado. A explosão demográfica criou um conjunto de “sem-teto”. As cidades envolvidas diretamente na economia do petróleo não estão criando infraestrutura apropriada para absorver essas pessoas. Simultaneamente, malgasto do dinheiro público e suspeitas de corrupção fazem parte do cotidiano local.

Fonte: HONORATO, Filipe F. Riqueza e exclusão: o impacto dos royalties do petróleo na expansão da miséria na região Norte fluminense. In: CIMADAMORE, Alberto (Org.). La economia política de lá pobreza. Buenos Aires: CLACSO, 2008. P. 563.

O desenvolvimento técnico-científico da indústria petrolífera no país acelerou o desenvolvimento econômico na região Norte fluminense, mas entre os efeitos não previstos desse processo está o indicado na seguinte opção:

A – A ausência de mão de obra qualificada entre os indivíduos que chegam com o crescente fluxo migratório para as cidades-sede da produção de petróleo.

B – O aumento na atividade sindical nas áreas que recebem investimentos na indústria petrolífera, pelo incremento na geração de empregos formais na região.

C – O desenvolvimento da indústria do turismo no Norte fluminense, cujos governos locais investem a renda dos royalties no embelezamento das cidades.

D – O aumento nos índices de criminalidade por conta do crescimento demográfico das cidades diretamente envolvidas com a exploração do petróleo.

E – A projeção de governantes locais para cargos majoritários, como senador ou governador, devido ao êxito de suas administrações, baseadas na renda dos royalties.

10ª Questão

No que diz respeito aos sujeitos chamados a tomar (ou colaborar para a tomada de) decisões coletivas, um regime democrático caracteriza-se por atribuir este poder (que estando autorizado pela lei fundamental torna-se um direito) a um número muito elevado de membros do grupo. Percebo que “número muito elevado” é uma expressão vaga. No entanto, os discursos políticos inscrevem-se no universo do “aproximadamente”, e do “na maior parte das vezes” e, além disto, é impossível dizer “todos” porque mesmo no mais perfeito regime democrático não votam os indivíduos que não atingiram uma certa idade. A omnicracia, como governo de todos, é um ideal-limite.

Fonte: BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, p. 19.

Considerando o texto supracitado, é correto dizer que a omnicracia, como governo de todos, é um ideal-limite porque:

A - A democracia é apenas um ideal inexistente na realidade.

B - A participação de todos no poder é necessária para que haja democracia.

C - Os cidadãos na totalidade, nem mesmo idealmente, participam do poder no regime democrático.

D - Os discursos políticos se limitam ao universo do aproximadamente e do na maior parte das vezes.

E - Na prática, o poder, na democracia, não é atribuído a todos, mas, sim, a um número muito grande de indivíduos.

11ª Questão

O relatório do Código Florestal que vai hoje ao plenário da Câmara reforma texto anterior de 1965. O projeto atual começou a ser debatido em julho de 2008 e tem principalmente duas metas, segundo o relator: trazer o texto à luz da realidade, já que o atual colocaria mais de 90% dos agricultores na ilegalidade, e preservar o ambiente brasileiro, especialmente as matas ciliares. Porém, o texto inicial do relator, segundo lideranças parlamentares, trazia mais vantagens aos grandes produtores rurais do que aos ambientalistas ou aos pequenos produtores (...).

Fonte: Internet Group - Último Segundo. Política. Código Florestal deverá ser votado hoje sob regime de urgência. 04 de maio de 2011. Disponível em: < http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/ >. Acesso em: maio de 2012.

A cobertura vegetal denominada mata ciliar se define por sua localização e possui a função ecológica de:

A - Combate às pragas agrícolas, por consistir em formação de baixa diversidade.

B - Prevenção de desmoronamentos das vertentes, por se situar em divisores de águas.

C - Restrição do acesso da fauna terrestre às zonas ribeirinhas, por ocupar a meia encosta.

D - Elevação dos índices de evaporação de águas represadas, por ser típica da beira de lagoas.

E - Contenção da erosão nas margens de corpos hídricos, por se localizar à beira das mesmas.

12ª Questão

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Fonte: Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Disponível em: < http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm >. Acesso em: ago. 2012.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a igualdade na esfera:

A - Familiar.

B - Jurídica.

C - Religiosa.

D - Ambiental.

E - Econômica.

13ª Questão

Leia, atentamente, os textos a seguir:

Tal é a natureza e a força da arte da retórica! (…) é fora de dúvida que o orador é capaz de falar contra todos a respeito de qualquer assunto, conseguindo, por isso mesmo, convencer as multidões melhor do que qualquer outra pessoa, e, para dizer tudo, no assunto que bem lhe parecer.

Fonte: PLATÃO. Górgias. Apud: REZENDE, Antônio. Curso de filosofia: para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. 10ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 39.

No dia 14 de novembro de 1904, o jornal a Gazeta de Notícias traz:

Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados a pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatória proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz.

Trata-se da chamada Revolta da Vacina.

Considerando o texto de Platão, no caso do conflito social que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, a pessoa mais indicada para convencer o povo a tomar a vacina seria:

A - Um filósofo.

B - Um médico.

C - Um retórico.

D - Um sanitarista.

E - Um farmacêutico.

14ª Questão

image

A imagem consiste em uma peça de propaganda da União Soviética sobre a atuação dos Estados Unidos no contexto internacional.

A imagem pretende retratar:

A - O poderio bélico da União Soviética e dos Estados Unidos.

B - A crise de alimentos no período da quebra da bolsa de Nova Iorque.

C - As dificuldades de combater o exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

D - A dificuldade de suprir de alimentos a tropa estadunidense durante o inverno russo.

E - A ação agressiva do poderio militar dos Estados Unidos em seu processo de expansão imperialista.

15ª Questão

Cedo e transfiro meu direito de governar-me a mim mesmo a este homem, ou a esta assembleia de homens, com a condição de transferires a ele teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas ações. (HOBBES. Leviatã).

A citação do filósofo inglês refere-se à formação do Estado, que, para ele, está condicionada a que:

A - Os homens livres aprendam a se autogovernar.

B - Os homens cedam seu direito natural de autogoverno.

C - Os homens transfiram seus direitos para seus familiares.

D - O agir seja individualizado, conforme o estilo de cada um.

E - Haja uma eleição direta de representantes numa assembleia.